LENT | LINGUAGEM, ENSINO E TECNOLOGIA

Objetos de aprendizagem

Ferramentas digitais disponibilizadas gratuitamente

Aprendizado também combina com diversão e tecnologia

Escolha dentre as opções abaixo o que melhor atende as sua perspectiva de conteúdo didático. Baixe gratuitamente.

01

O que vem a seguir?

Trabalha com as estratégias de predição durante o processo de leitura. Partindo do pressuposto de que os leitores e leitoras são como “detetives”, os aprendizes são convidados a adivinhar o conteúdo subsequente a partir das “pistas” que já têm a partir de sua leitura.

02

Um ponto muda um conto

Aqui, o aluno ou aluna tem a oportunidade de participar ativamente da construção da história, pois pode escolher um final que seja mais interessante para ele ou para ela. 

03

Adivinha o que é?

Jogo em que são apresentados textos com palavras recorrentes trocadas por palavras inventadas (pseudopalavras). O usuário-aprendiz deve descobrir quais são as palavras originais, a partir das pistas contextuais.

04

Acerte no alvo

Tem o objetivo de reconhecer as marcas linguísticas deixadas na superfície textual, que apontam para o outro pensado na elaboração do texto escrito e o que essas marcas permitem dizer sobre esse outro. 

05

Aventura das letras mágicas

Jogo desenvolvido no RPG Maker, voltado para o ensino-aprendizagem da ortografia da Língua Portuguesa. O jogador vai enfrentar desafios em um mundo de fantasia, ajudando a defender as Fadas das Letras do terrível feiticeiro Oberon.

06

Os sinais estão à solta

Jogo em que são apresentados os sinais de pontuação e suas regras de uso e em seguida textos para serem pontuados. O usuário deve empregar sinais de pontuação de acordo com as regras de uso e também segundo os efeitos de sentido pretendidos nas situações apresentadas.