LENT | LINGUAGEM, ENSINO E TECNOLOGIA
LINGUAGEM, ENSINO E TECNOLOGIA.
O grupo LENT é um grupo de pesquisa ligado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e ao Laboratório de Jogos e Ferramentas Digitais da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Congrega estudos e pesquisas sobre Novas Tecnologias Digitais de caráter transdisciplinar em conjunto com professores da educação básica, alunos da graduação e pós-graduação, além de pesquisadores de outras instituições de ensino superior.
O Lent nasceu em 2009, e foi resultado de um projeto financiado pelo MEC/FNDE, cujo produto foram softwares e materiais digitais para o ensino de Língua Portuguesa. Pertencemos à linha de pesquisa 1 do PosLA, Linguagem, Tecnologia e Ensino, cujo objetivo é estimular projetos e congregar estudos sobre multiletramentos e ensino de línguas, abordando continuidades e transformações nos modos de interagir, de ler/escrever, de pesquisar e de ensinar numa sociedade cada vez mais em rede.
Atualmente, os trabalhos e as pesquisas desenvolvidas no grupo abrangem um vasto escopo de atuação a partir do olhar da Linguística Aplicada e dos Estudos da Linguagem. Buscamos entender quais efeitos sociais, especialmente no que se refere ao ensino-aprendizagem, advêm do uso da Tecnologia Digital em um mundo ocidental altamente tecnologizado.
Desde 2022, o grupo faz parte do Programa de Combate à Desinformação organizado pelo Supremo Tribunal Federal. O programa tem como um dos objetivos aproximar instituições públicas e privadas que atuam no combate à desinformação, órgãos de investigação, entidades e agências de checagem que buscam solucionar o problema da desinformação e dos discursos de ódio.
O Lent atua especialmente na Ação de Alfabetização Midiática por meio das pesquisas sobre Letramento Digital, Curadoria Digital, Material Didático Digital, Multiletramentos, Infodemia, Desmediatização, Desordem Informacional, Fake News, Agências de checagem, Negacionismo, etc.
Nossas(os) integrantes
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA-UECE). Professora do Mestrado Profissional em Letras e do Curso de Letras da mesma instituição.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA-UECE); Mestra em Linguística Aplicada pelo mesmo programa.
Professora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA-UECE).
Mestra em Letras pelo Profletras (UECE); Especialista no Ensino de Língua Portuguesa (UECE); Professora de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.
Mestre em Linguística Aplicada (UECE); Especialista em Alfabetização e Multiletramentos (UECE); Graduado em Letras Português (UFC); Professor no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (CH-UECE).
Doutoranda em Linguística Aplicada (PosLA-UECE) ; Mestra em Linguística Aplicada (UECE); Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino LP (UNisete); Especialista em Gestão Pedagógica (UECE). Professora na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará.
Mestre em Letras (PROFLETRAS/UECE). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (UVA). Pós-Graduação em Tutoria em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior (FAVENI). Professor da Educação Básica no Município de Viçosa do Ceará.
Doutoranda em Linguística Aplicada (UECE); Mestra em Linguística Aplicada (UECE); Especialista em Linguagem, Tecnologia e Ensino (UFMG); Professora de Língua Inglesa do IFCE-Campus Limoeiro do Norte.
Professora de Língua Portuguesa (SEDUC-CE) e da Secretaria Municipal de Educação (SME). Mestra em Linguística Aplicada (PosLA-UECE). Especialista em Gestão Escolar (UECE). Possui graduação em Letras Português (UFC).
Professora de Língua Portuguesa da Secretaria da Secretaria Municipal de Educação (SME). Mestranda em Linguística Aplicada (PosLA-UECE). Especialista em Língua Portuguesa (FINOM). Possui graduação em Letras Português (UFC).
Mestranda em Linguística Aplicada (PosLA-UECE). Professora efetiva da rede estadual do Ceará – Secretaria da Educação Básica do Ceará. Graduada em Letras (UFC); Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (Estácio).
Mestranda em Letras pelo Profletras (UECE); Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico (UCM); Graduada em Letras (UFC); Professora de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Graduanda em Letras Inglês (UECE). Bolsista da Revista Linguagem em Foco (PROEX-UECE). Realiza estudos na grande área da Linguística Aplicada, com foco no ensino-aprendizagem de língua inglesa, o uso das TICs no ensino de línguas, letramento digital e educação midiática.
Mestrando em Linguística Aplicada (PosLA-UECE). Graduado em Letras Português (FECLESC-UECE). É membro do grupo de pesquisa LENT (PosLA-UECE) e do Telas (UFC).